Acho que todo mundo que se interessa pelo tema organização e produtividade já ouviu falar do livro O Milagre da manhã e já viu todo tipo de opinião sobre ele na internet. Perguntei no Instagram se vocês gostariam de saber qual a minha opinião e se vale a pena a leitura, vocês disseram que sim, então aqui estou.
Eu já havia lido esse livro lá em 2017 mas resolvi repetir a leitura antes de escrever esse post e a minha opinião sobre continua a mesma e um pouco polêmica, eu diria.
Fiz um vídeo no meu canal no Youtube explicando com mais detalhes, então recomendo assistir esse vídeo antes de ler esse post até o final.
Mas vou resumir aqui brevemente a minha opinião.
O autor Hal Elrod basicamente ensina dois conceitos básicos nesse livro. O primeiro é de que aquilo que você faz logo quando acorda define seu astral para o resto do seu dia e que isso tem um impacto enorme em como vivemos nossa vida.
O segundo conceito que ele apresenta é o de que para viver uma vida nível 10 você precisa primeiro se tornar uma pessoa nível 10 em todas as áreas da sua vida e que isso só é possível quando você dedica tempo intencional todos os dias para o seu desenvolvimento pessoal.
Até aí parece ótimo, não é mesmo? É aquilo que sempre ouvimos, um passo de cada vez, fazer 1% todos os dias pode causar grandes mudanças na nossa vida a longo prazo. Gosto muito do conceito e aplico a ideia de ter uma rotina matinal que contribua para o meu desenvolvimento pessoal a vários anos.
Porém, na minha opinião o livro tem uma abordagem bastante problemática.
A primeira é o fato de o autor passar boa parte do livro “vendendo seu peixe” e falando o quão maravilhoso é o método do Milagre da manhã e que funcionou para milhares de pessoas. O que achei bastante cansativo para falar a verdade. Como por exemplo, o uso excessivo de palavras como milagre, segredo, fórmula e atração. Me senti em um eterno “post patrocinado” como se alguém estivesse tentando me vender algo. (risos)
Alguns exemplos de trechos assim:
Você está prestes a iniciar uma jornada milagrosa, usando um processo simples porém revolucionário que, sem dúvida, transformará qualquer área da sua vida… tudo antes das 8 da manhã. – Página 22
…nossos níveis de sucesso raramente excederão nosso nível de desenvolvimento pessoal, porque o sucesso é algo que atraímos pela pessoa que nos tornamos. – Página 75
Achei que ele fosse parar com isso em algum momento, mas mesmo na parte em que ele ensina as técnicas e o passo a passo do seu método, achei o “tom da conversa” muito centrado em seu lifestyle de homem branco estadunidense. Que nós sabemos bem é tão diferente da realidade da maioria da população.
Ele cita que você pode adaptar o método a sua realidade e que mesmo apenas 1 minuto para cada atividade do Milagre da manhã trará bons resultados, mas sinceramente achei cansativo. São quase 200 páginas dele afirmando que esse é o único jeito de termos sucesso e que nosso sucesso na vida depende inteiramente do que escolhemos fazer. Um pouco meritocrático demais para o meu gosto, eu admito.
Alguns exemplos de trechos assim:
Lembre-se sempre de que onde você está é resultado de quem você era, mas para onde você vai depende inteiramente de quem você escolher ser, a partir deste momento. – Página 67
Lembre-se, sempre, de que a pessoa que você está se tornando é muito mais importante do que o que você está fazendo, mas é o que você está fazendo que determina a pessoa em que você está se tornando. – Página 70
E por último gostaria de ressaltar que na minha opinião o método do Milagre da manhã não tem nada de novo, milagroso ou revolucionário. Se você estuda desenvolvimento pessoal a algum tempo com certeza já se deparou com essas ideias antes, então não há nada muito “novo sob o Sol” nesse conjunto de técnicas que ele nomeia como Salvadores de Vida. Elas são: Silêncio, afirmações, visualizações, exercícios, leitura e escrita.
E para quem eu indico essa leitura?
Para pessoas com seu senso crítico apurado e que estejam no início dos seus estudos sobre desenvolvimento pessoal. Para você que já curte esse assunto a um tempo, há livros melhores e dei duas sugestões no vídeo que gravei lá no meu canal no Youtube. Só dar uma olhadinha no link no início desse post e lá também contei qual a minha nota de 0 a 5 estrelas para essa leitura.
Você já leu esse livro? Já ouviu falar sobre O Milagre da manhã? Me conta aqui nos comentários a sua opinião.
E se estiver interessada em comprar esse livro, indico a compra da versão O Milagre da manhã – Diário pois ele não tem toda a enrolação que citei e vai direto ao método, além de ter uma parte para você ir registrando e acompanhando seu progresso como um diário.
Um beijo carinhoso em você,
Mirley Wohlers
No Comments