Organização Pessoal

Organização é liberdade e o porque esse espaço existe.

Eu preciso admitir que estou com um friozinho na barriga. Quando idealizei esse canal de comunicação, pensei em como queria que fosse algo menos descartável, menos dependente do algoritmo sabe?


A intenção aqui é produzir conteúdos de referência, ou seja, posts que podem ir sendo melhorados com o tempo. Porque afinal de contas, a gente aprende todos os dias e porque não ir passando essa evolução de conhecimento para vocês também?


Então a ideia aqui é essa, posts que vão sendo atualizados com o passar do tempo e que podem servir de referência para quando você tiver alguma dúvida sobre um assunto. Mas pode ficar tranquila, todas as vezes que fizer uma atualização ou postar algum conteúdo novo o pessoal que assina a newsletter vai ficar sabendo. Então se você não quer perder esse conteúdo já se cadastra aqui para ser avisada semanalmente sobre o que tá rolando de bom por aqui.


Mas antes de começarmos com os conteúdos gostaria de abrir meu coração para vocês e contar como vim parar aqui, nesse momento da vida, falando de organização pra você com o coração cheio de esperança de que esse texto possa ser o início da nossa jornada juntos rumo a uma vida mais organizada e mais livre. 

Você vem comigo?


Eu cresci em uma família de pessoas organizadas, meus pais sempre foram pessoas organizadas e quando criança sempre achei isso meio careta. Ouvia eles discutindo sobre suas agendas, marcando compromissos e era muito importante que nós cumpríssemos com os nossos acordos e horários combinados. Hoje, como especialista em organização e produtividade, consigo entender a motivação por trás daquelas decisões. Mesmo os dois tendo trabalhos tradicionais, em que passavam o dia todo fora de casa nós tínhamos rituais familiares quase que “sagrados” e os dois sempre foram pais muito presentes. Nós jantávamos juntos todos os dias, e após o jantar eu e meu irmão poderíamos escolher uma brincadeira pra todos brincarmos juntos durante 1 hora. Parece besteira, mas qualquer adulto sabe que tirar 1 hora todos os dias pra brincar de cozinhar, de levar a barbie para passear, jogar futebol de botão ou qualquer outra atividade infantil é uma tarefa bem difícil de encaixar na agenda.  Mas não importa o tamanho da correria da vida adulta, eles nunca fizeram parecer que não tinham tempo pra mim ou pro meu irmão. Nós éramos tratados como prioridade e isso só foi possível por eles serem pessoas organizadas. 


Sem organização, eles nunca arranjariam tempo de forma milagrosa para brincar com os filhos todas as noites. Quando percebi isso, essa “chavinha da organização” virou na minha cabeça e eu fui pesquisar como eu poderia me dedicar da mesma maneira que eles para aquilo que era mais importante pra mim. Isso me levou a estudar vários métodos, ler muitos autores e testar inúmeras técnicas de organização. E algo que aprendi com todas elas foi que a organização não é sobre ter tudo lindo e arrumado. É sobre definir prioridades, viver em paz consigo mesmo, ter mais qualidade de vida e bem estar. Então aquilo que eu sempre considerei chato, monótono, “certinho demais” pra mim que sempre fui criativa e espontânea, hoje eu vejo como essencial para ter a minha liberdade.


Eu quero ser livre pra fazer minhas escolhas, para escolher meus horários, para definir minhas prioridades e sem a organização isso não é possível! Sem a organização pessoal você se torna refém dos compromissos alheios, do imediatismo do mundo e parece nunca ter tempo pra fazer aquilo que é realmente importante pra você. E essa não é a vida que eu quero pra mim. 
Alguns exemplos práticos de benefícios que a organização pessoal me trouxe

  • A organização pessoal me ensinou a respeitar meus limites e a entender que em alguns dias não vou conseguir dar 100% de mim em todas as atividades e que isso é normal;
  • Me ensinou a respeitar meu corpo e a identificar quando estou me sobrecarregando e está na hora de pisar no freio, ou quando sinto que preciso me impulsionar mais e pisar de vez no acelerador;
  • Me fez entender quais os melhores horários do dia pra fazer certos tipos de atividades, quais horários estou mais focada e quais já estou com a mente muito cansada pra fazer esse tipo de trabalho;
  • Me ajudou a conseguir ver além do hoje e enxergar que as minhas prioridades no presente precisam ser coerentes com a vida que quero ter em 10 anos;

São inúmeros os benefícios que a organização me trouxe. E espero que a esse ponto você também já esteja encantado pela magia da organização(alô Marie Kondo!) e queira mudar de vez a sua vida a partir de hoje.

E é por isso que eu sempre digo: A organização não tem um fim por si só. Não é sobre se organizar para ser organizada, é sobre se organizar para ser livre. Tá precisando de ajuda pra ser mais livre?

Então você chegou ao lugar certo. Juntas a gente encontra a melhor solução de organização pra você viver a vida livre que você sempre quis!

Agora fiquei curiosa pra saber quem tá aí do outro lado, lendo essas palavras que escrevi com todo o meu coração. Então me escreve, vai! Comenta como veio parar aqui, se gostou do que eu falei, como eu posso te ajudar e o que você pretende alcançar sendo uma pessoa mais organizada.

Bora fazer desse espaço online um quentinho pro nosso coração?

Tô esperando sua resposta. Um beijo carinhoso em você!

Talvez você goste

No Comments

    Leave a Reply

    Sobre o Blog

    Meu objetivo aqui é ensinar mulheres a terem uma rotina mais leve, criativa e viverem uma vida mais feliz pelo poder transformador que eu sei que a organização tem.

    Newsletter do Blog

    Inscreva-se!

    Receba dicas de organização gratuitas no seu email semanalmente!

    Clique Aqui 🙂

    Categorias